O evento PROPOR – Conferência Internacional sobre o Processamento Computacional da Língua Portuguesa é realizado desde 1993, sendo a principal conferência na área da Tecnologia da Língua Portuguesa, destinada à apresentação de resultados de pesquisas acadêmicas e tecnológicas e à cooperação dos grupos de pesquisa da área. Realiza-se ano sim ano não, ora no Brasil, ora em Portugal.
Sua 1a edição, então sob a denominação de “Encontro para o Processamento da Língua Portuguesa Escrita e Falada”, ocorreu em Lisboa (PT), em 1993. O adjetivo “Computacional” foi adicionado à designação em 1996, na 2a edição, em Curitiba (BR). Em 1998, na 3a edição, em Porto Alegre (BR), ganhou o acrónimo PROPOR, pelo qual se tornou mais conhecido. A partir de 2003, na 6a edição, em Faro (PT), os artigos e as apresentações passaram a ser exclusivamente em inglês, e os anais do evento passaram a ser publicados em volumes da série Lecture Notes in Artificial Intelligence (LNAI), da Springer. A partir da 7a edição, em 2006, no Rio de Janeiro e em Itatiaia (BR), o evento passou a ser bienal e a ser gerido por um Comitê Gestor (CG-PROPOR), composto por 5 membros do Brasil e de Portugal. Em 2008, em sua 8a edição, em Aveiro e Curia (PT), já crescido e mais internacionalizado, o evento evoluiu para o estatuto de conferência internacional.
Seguindo os links, encontra-se a composição do Comitê Gestor e seu regimento, assim como uma síntese estruturada das várias edições do evento.