Regimento do Comitê Gestor

Criação

O Comitê Gestor (CG) do PROPOR foi criado em 2006 e é formado por 5 membros da comunidade de Processamento da Linguagem Natural, Linguística Computacional e Processamento de Fala, entre outras áreas, do Brasil e Portugal, e tem como missão zelar pela realização regular deste evento, visando ao crescimento e progresso da área da Tecnologia da Língua Portuguesa. O CG emerge como consequência da necessidade da comunidade do PROPOR em discutir o destino do evento, diagnosticar seus problemas, propor metas e novos rumos.

Composição

O CG será composto por 5 membros, e será renovado parcialmente a cada 2 anos, por ocasião do evento, segundo a seguinte composição:

  • o organizador da próxima edição do evento;
  • 2 membros do Brasil e 2 de Portugal, sendo um deles o organizador da edição corrente; os outros três serão membros independentes; dessa forma, em cada biênio, o país onde será realizada a próxima edição terá uma representação maior: 3 membros contra 2 do paí­s que acaba de realizá-lo.

É desejável que os membros independentes sejam pessoas notadamente participantes do PROPOR, quer seja como autores de artigos, membros de comitê de programa ou de organização, como organizador de eventos satélite, etc.

Renovação

Durante a realização do evento, haverá a substituição do organizador da edição anterior pelo organizador da edição futura (necessariamente de países distintos). Além disso, outras substituições serão necessárias de modo a fazer com que 3 membros sejam necessariamente do país da edição futura. Assim, a cada 2 anos, 2 a 3 nomes do CG podem ser substituídos.

Serão permitidas reconduções. É desejável que cada membro permaneça por 4 anos no Comitê.

A renovação do CG ocorrerá durante a realização do evento, na reunião final da comunidade. Pode se dar por meio de indicação e aclamação ou por eleição, quando for necessário.

Atribuições

Entre as atribuições do CG estão:

  • Eleger, durante ou logo após uma edição do evento, uma candidatura de organização da próxima edição, bem como a época apropriada para sua realização;
  • Apoiar a organização da edição em questões como escolha do comitê de programa e de seus responsáveis, local, datas, formato do evento, chamada de artigos, idiomas, processo de julgamento e publicações, dentre outras, visando sempre a qualidade do evento;
  • Criar e manter um histórico on-line do evento na web.